segunda-feira, 2 de junho de 2008

Bandeiras e Escudos II - Estrelas

Como estou olhando mesmo as bandeiras dos estados na Wikipédia, vou aproveitar e escrever outro post sobre elas. É interessante como boa parte das bandeiras (ressalvadas as mencionadas no post anterior), foram criadas ao mesmo tempo que a bandeira brasileira, logo antes ou logo depois da Proclamação da República. Isso explica porque elas são tão homogêneas:
8 das 27 (AM, MA, PI, BA, SE, GO, SP, SC) têm listas horizontais no estilo positivista-maçom-bandeiradosEUA. 11 das 27 (AC, AP, RO, RR; PI, CE, SE; GO, MT, MS, DF ) se baseiam no verde-amarelo ou no verde-amarelo-azulescuro (tá, a do DF é plenamente justificável); das que sobraram, outras 5 (AM, PA, MA, BA, AL) se baseiam no vermelho-azul da França, dos EUA e de todas as bandeiras clichê que circulam no mercado.
19 das 27 (!) têm estrelas!

Estrelas!

Na maior parte delas, é uma estrela solitária, fazendo um link com a representação daquele estado na bandeira nacional. Normal, sem graça, esperado das várias bandeiras que foram feitas na mesma época da bandeira brasileira, ou foram feitas depois, por estados mais "novos", criados sem uma identidade local significativa, tendo a identidade nacional como referência muito forte. Ou às vezes é só uma estrela bem discreta, pra manter mesmo a referência. Mas o que me interessou foi que algumas delas possuem representações astronômicas realmente bonitas:
- Pará: o fundo vermelho é cortado por uma faixa branca diagonal, que pode representar o Rio Amazonas na terra e o Zodíaco no céu; no centro da faixa zodiacal, Spica (alfa da Virgem) - a mesma que representa o estado na bandeira nacional, e a única ao norte da faixa "ordem e progresso", já que era o único estado com terras ao norte do Equador na época da Proclamação da República.



- Tocantins: simples e marcante: a mesma faixa zodiacal, azul escuro acima dela, laranja abaixo, o Sol laranja no meio da faixa. E as cores ficaram bonitas :E



- Paraná: no centro da bandeira, um círculo azul-escuro com o cruzeiro do sul desenhado. Até aí nada. Mas é um cruzeiro de cabeça pra baixo (!), em trânsito inferior. E cortando o cruzeiro, deixando apenas Acrux acima, uma faixa branca como o horizonte fazendo o cruzeiro aparecer como aparece em trânsito inferior naquela latitude. Na faixa do horizonte, escrito o nome "Paraná". A bandeira é a referência astronômica do lugar onde o Estado está fixado =~~~~



(é interessante notar que a bandeira do Rio de Janeiro é a única em que a estrela na bandeira não é branca nem amarela; é prateada =~~~)

Nenhum comentário: